7 Dicas para “movimentar” quem têm Esquizofrenia

Facebooktwittergoogle_plus

Sabemos que a pessoa que tem esquizofrenia será mais lenta, que não vai ter muita vontade de fazer as atividades e de sair, alterações que ocorrem devido aos sintomas negativos da esquizofrenia.

E nessa hora mais uma vez entra a família, os cuidadores, pois são eles que passam quase todo tempo com eles, são eles que conhecem quando estão bem ou entrando em crise.

Será também tarefa dos cuidadores incentivar, motivar seu familiar a fazer alguma atividade, a participar de grupos, a voltar a interagir com a sociedade.

Sim, não será uma batalha vencida tão facilmente, muito menos de uma hora para outra, porém, é possível e os resultados são recompensadores.

Conheça as 7 dicas que vão te ajudar nessa missão!

  • Elogie sempre que ele/a fizer alguma tarefa;
  • Vá conversando com eles e aos poucos diga: “Maria, você pode guardar essa louca para mim?” “João você poderia levar esse lixo lá fora, está na hora do caminha passar”.  Ir conversando de forma descontraída e pedir alguma ajuda, ele estará em um clima bom e possivelmente irá lhe ajudar;
  • Convide seu familiar para um passeio, demonstre que a companhia dele é importante. Se sentir valorizado motiva;
  • Peça ajuda ou opinião em assuntos da casa ou referentes a seu família. Por exemplo alguma compra nova, mudança na casa, viagem, encontro de família;
  • Mostre a ele sempre o que ele tem conquistado, os progressos que tem feito;
  • Façam alguma atividade física juntos, será mais fácil se o cuidador estiver junto, pois muitas vezes o medo de ficar longe os impede de realizar alguma atividade fora de casa;
  • Que tal encontrar alguma atividade que possa, quem sabe, render uma graninha? Como assim Daniela? Seu familiar sabe fazer artesanato? Quem sabe pintar quadros lindos? Ou ainda, façam algum curso que interesse a vocês e coloquem em prática depois? Algumas ideias que podem dar certo!

O importante, Cuidador, é que você nunca desista de tirar seu familiar do lugar!! Sempre motivando e incentivando para que eles não fiquem parados e sigam caminhando, passo a passo.

 

Incentivo esquizofrenia

Incentivo esquizofrenia

Beijos

Daniela

Comentários

Comentários