Antes e Depois da Esquizofrenia

Facebooktwittergoogle_plus

esquizofrenia-2

Antes e depois do diagnóstico da esquizofrenia. Mudanças NUNCA são fáceis para ninguém. Criar um filho, casar, crescer com irmão e de repente ver que essa pessoa já não é mais a mesma…. E agora?

A adaptação virá com certeza, porém será um longo caminho até lá, isso não podemos omitir.

Você estava acostumado com uma pessoa antes, que tinha comportamentos diferentes, que trabalhava ou estudava, que saia com amigos, entre outras mudanças.

Entretanto, após a descoberta da esquizofrenia essa pessoa é outra. Por isso você vai lembrar dela ANTES e DEPOIS da esquizofrenia.

Muitos familiares gostariam muito que esse antes voltasse… que seu familiar retornasse a ser o que era porém, isso não será mais possível, correto?

Seu familiar que tem a esquizofrenia nunca mais será o mesmo de antes!! Nossa, que duro ler isso!! Sim!! Essa é a realidade e não vai adiantar você, cuidador, ficar se enganando. É necessário saber que quanto antes aceitar o DEPOIS do seu familiar, melhor será para toda família.

Eles podem estabilizar e levar uma vida normal, sim. Alguns até conseguem trabalhar, fazer novas amizades. Claro que vai depender do grau da esquizofrenia, do ambiente familiar, da aceitação de todos membros, dos remédios tomados corretamente.

Porém, o que o cuidador precisa saber é que o seu familiar após a esquizofrenia mudou! Terá momentos mais difíceis, mais isolados, talvez crises. Pode ser que demore mais a estabilizar ou não. Quem sabe consiga trabalhar, fazer novos amigos ou também não.  Mas, sempre vai precisar tomar as medicações!!

E como será o Depois???

O depois da esquizofrenia traz culpa, dor, tristeza, medo, incertezas, pena.  Entretanto, traz também mais amor, outro jeito de olhar a vida, de caminhar. Ensinando a caminhar mais devagar, cada um respeitando o seu passo.

Você, cuidador, com certeza crescerá muito, pois vai olhar o mundo com outros olhos, perceber coisas que não percebia antes. Sim, é verdade acredite!

Mães, cuidadores, relatam essa mudança e esse aprendizado, mesmo com as dificuldades, com o sofrimento, entre uma crise e outra crescem como pessoa, como ser humano.

Então, sim, haverá o antes e o depois da esquizofrenia, mas assim como anteriormente vocês viveram bons e felizes momentos, o depois lhes trará crescimento, evolução pessoal, e bons e felizes momentos também!

Tudo bem que não é o que você havia planejado, contudo, você vai aprender a lidar com essa nova realidade, vai voltar a sorrir e continuar sua caminhada.

Vai curtir seu familiar que tem esquizofrenia de outros jeitos, vai rir às vezes das coisas que ele faz (pode acreditar!!)!

Sendo assim, NUNCA DESANIME!! Vai ser difícil, parecer impossível, mas você conseguirá! Também não fique apegado no antes do seu ente querido. Afinal, não se pode viver e nem voltar no passado!

Erga a cabeça e viva o DEPOIS com seu familiar. Olhe as pequenas conquistas, comemore cada evolução como uma grande vitória! Verás que tudo será mais fácil e leve.

Seja feliz sem culpa!

Beijos e até logo!

Daniela

Comentários

Comentários