Chorar é sinônimo de fraqueza? Descubra neste artigo!

Facebooktwittergoogle_plus
Chorar faz bem!

Chorar faz bem!

Chorar é sinônimo de demonstrar fraqueza! Esses não são sentimentos permitidos para os cuidadores ou familiares de pessoas que tem esquizofrenia.

Esses familiares não tem o direito de chorar, de ficar tristes, com raiva ou de explodir de vez em quando!

Como assim?? Por acaso eles são de ferro ou são de outro mundo?

Porque sinceramente, para aguentar, para vivenciar tudo o que eles vivenciam e não colocar para fora às vezes, só se for alguém de outro mundo ou sem coração!

Mas, vocês sabiam que muitos familiares escutam isso? Que não podem chorar, que precisam estar firmes e não fraquejar? Chorar e demonstrar tristeza é sinal de fraqueza para pessoas que sofrem tanto? Fraquejar seria desistir da luta, o que não acontece!

Não falo aqui que esses familiares devem ficar isolados em casa, se lamentando e sofrendo não! O que eu trago é sim que esses cuidadores PRECISAM desabafar!! E chorar faz parte deste desabafo sabia?

Vamos conhecer algumas dicas para essa hora do desabafo?

  1. Não chore na frente do seu familiar quando estiver colocando regras ou limites para eles, pois caso contrário ele/ela pode te ver como fraca/o e vão continuar não lhe dando ouvidos. Na hora de falar sério engula o choro!! Nem que depois você vá para seu quarto e chore, aí sim, pode se soltar, mas na frente deles não!
  2. Virar uma “Maria chorona” também não vale, viu!! É necessário desabafar, colocar sua raiva e tristeza para fora, mas se isso está muito frequente, se você chora o dia todo, tem algo errado! E talvez você esteja em um quadro depressivo e precise de ajuda. Busque um profissional indicado.
  3. Procure não descontar sua raiva em ninguém. Sei que em alguns momentos a carga pesa e tudo parece não ter solução, mas calma, tudo tem solução. O tempo, o amor e a paciência são seus grandes aliados. Se você estiver muito irritado e perceber que pode descontar em outras pessoas, tire um tempinho para si, vá dar uma caminhada, vá meditar (alguns podem preferir rezar) uns minutos no seu quarto, tente desviar os seus pensamentos fazendo algo que te distraia e relaxe.
  4. Chore sim!! Você tem todo direito de colocar para fora o que está lhe fazendo mal! E se alguém vier lhe dizer o contrário, pergunte se quer trocar de lugar com você por um mês e depois vocês conversam, tenho certeza que essa pessoa irá pensar melhor da próxima vez que for falar com você.
  5. Não se culpe pelas vezes que você ficar triste, com raiva ou com vontade de chorar. Qualquer pessoa no seu lugar sentiria a mesma coisa! Você é um ser humano, tem sentimentos e coração. E apesar de parecer uma rocha você também sofre!
É permitido chorar e ficar triste!!

É permitido chorar!!

Beijos e até logo!

Daniela

Comentários

Comentários