Cuidadores e sua busca incansável para seu familiar

Facebooktwittergoogle_plus
Cuidadores Incansáveis!!

Cuidadores Incansáveis!!

Cuidadores Persistentes

Ao descobrir que um familiar tem esquizofrenia seus cuidadores fazem o possível e o impossível para ajudá-los.

No início buscando-se a cura. Respostas, como: Porquê? Como? O que fazer?

Sabemos que tudo que for indicado, que se ouvir dizer que ajudará será feito. Seja ir a casas de religião, buscar medicações, fazer promessas! Qualquer coisa que disserem que ajudará estes cuidadores vão fazer, vão tentar de todas formas a busca pela cura para seu familiar!

Porém como o tempo passa e nada se modifica para cura, eles aos poucos começam a entender que será assim…que aquele familiar não será o mesmo e quem eles desejavam que fosse.

É duríssimo este choque! Não é do dia para noite que se compreende a situação. Leva-se tempo, anos para entender e aprender a lidar com o novo. E a cada dia se tem que aprender novamente com as mudanças!

O que não impede estes cuidadores de se dedicar de corpo e alma ao seu familiar! Cuidando-os a noite, internando quando necessário, controlando suas medicações. Buscando novas formas de tratamento.

É uma luta diária sim! Hoje estão bem, amanhã nem tanto. E haja paciência!!

Às vezes se perde a paciência, sim! Comportamento normal!! Afinal de contas não é fácil conviver o tempo todo com a esquizofrenia. Em alguns momentos os cuidadores estarão irritados, estressados, pois afinal de contas, geralmente serão somente eles para auxiliar e cuidar seu familiar. Sendo assim, qual a pessoa que não ficaria cansada? Por isso nunca se sinta culpado por esses sentimentos!!

E por vezes é necessário ser um pouco egoísta, pensar em si, cuidar da sua saúde. Vocês cuidadores já fazem o impossível pelo seu familiar. Não devem se sentir culpados por buscar ser feliz (pelo menos 1 final de semana!)

E quanto melhor você, cuidador/familiar, estiver psicologicamente e fisicamente, melhor preparado estarás para auxiliar, orientar seu familiar.

Pense nisso!!

Beijos e até logo!

Daniela

Comentários

Comentários