Socorro!! Não entendo os comportamentos do meu familiar que tem Esquizofrenia!

Facebooktwittergoogle_plus
Socorro!!

Socorro!!

 

Porque será que muitas pessoas que tem esquizofrenia não gostam de tomar banho? Não cuidam da sua saúde bucal? Andam mal cheirosos, vestem roupas improprias para o clima? Ou ainda não se preocupam com sua saúde em geral, comem demais, fumam e bebem (ás vezes) em excesso? Sem falar em evitar ir a médicos ou fazer exames?

Os motivos para qualquer um desses comportamentos podem ser variados! Vamos descobrir algumas possibilidades:

  • Banho– alguns não tomam, outros tomam vários ao dia. Tomar vários banhos durante o dia geralmente tem a ver com os delírios, por exemplo: “precisam purificar sua alma dos pecados”; “culpa”; ou “livrar-se dos germes” (alucinações táteis); “mania de limpeza” (TOC).
  • A falta de banho ou recusa pode ser causada pela desorganização Psíquica, atitudes de desleixo, descuidado, decorrentes dos Sintomas Negativos, como falta de vontade e dos Sintomas Positivos, como os delírios– água contaminada, fio desencapado do chuveiro, etc. O mesmo ocorre com a higiene bucal, saúde, cheiro.
  • Aparência. Ocorre mais frequentemente nas crises, pois não estão em seu estado “normal” e não se percebem. Então ficam despenteados, pele oleosa, unhas compridas e/ou sujas, etc. Costuma ter uma melhora em muitos casos com o tratamento e possível remissão dos sintomas. Porém, alguns pacientes permanecem com pouca vaidade, baixa autoestima, talvez por sua personalidade, grau do transtorno ou desorganização Psíquica.
  • Sobre o vestuário. Alguns se vestem em desacordo com o tempo ou época pois podem estar se vestindo de acordo com seus delírio. Como por exemplo: rei, rainha, Messias, personagem bíblico ou quem sabe, para não ser reconhecido por seus perseguidores, um mendigo. Sobre temperatura, a explicação pode ser referente as suas sensações térmicas diferentes.
  • Comer demais, cigarros, bebidas. Muitos acabam se acomodando demais em casa e acabam comendo demais, além disso as medicações também contribuem para o aumento de peso. O cigarro por vezes é dito por eles como “a única coisa que lhes dá prazer” …acalma, distraí… e a bebida muitas vezes é a fuga para os delírios, para os medos, uma distração.
  • Médicos, exames. A perseguição é um dos sintomas que mais vemos na esquizofrenia, correto? Como eles vão querer ser examinados por alguém que pode implantar um chip no seu cérebro?? Como vão confiar em alguém que nunca viram e pode ser seu “carrasco”? Por isso é fundamental que o paciente, vá em um médico que ele confie e se possível com algum familiar de sua confiança, que ele converse, em quem acredite.

Familiares

Sendo assim cuidador/familiar, agora você já sabe alguns possíveis motivos dos comportamentos de seu familiar e encontrar explicação para certos comportamentos é a melhor forma de compreendê-los, dentro do conteúdo de cada um, e aceitar o que ocorre.

Agora quando seu familiar apresentar algum desses comportamentos, sabendo os motivos, tenho certeza que será mais fácil para você lidar com ele, dar o tempo que ele precisar para superar seus delírios e apoiar suas recaídas, estimulando o tratamento, com a certeza de que é uma fase e vai passar.

 

Beijos e até logo!

Daniela

Comentários

Comentários