“Meu familiar tem Esquizofrenia e não quer tomar banho!! O que eu faço??”

Facebooktwittergoogle_plus
Esquizofrenia+ Família=Readaptações

Esquizofrenia+ Família= Readaptações

Muitos cuidadores sofrem muito no início com alguns comportamentos de seu familiar. Alguns se recusam a tomar banho, a tomar as medicações, ir ao médico, cumprir algumas regras de convivência, etc.

Não querer tomar banho ou as medicações em grande parte vêm do medo que eles têm (paranóia) de que “colocaram algo para matá-los nos produtos”, sejam de higiene ou alimentação. O mesmo acontece com ir ao médico: “vão me matar”; “vão colocar um chip no meu cérebro”, entre outros.

Agora vamos imaginar o que é você ter a certeza absoluta de que lhe envenenaram? Ou que estão te vigiando? Como é ruim né? E, é claro, que você vai tentar evitar que isso aconteça, certo? É isso que ocorre com eles. Explico isso só para entendermos melhor a situação e saber como podemos ajudar.

Pois bem, vamos pensar: o que pode ser feito para amenizar tais situações?

Vou deixar algumas sugestões que podem auxiliar nestes momentos:

  • Você pode tentar fazer combinações com seu familiar. Deixe que ele vá junto buscar as medicações; que eles mesmos comprem seus produtos no mercado. Isso muitas vezes ajuda, pois eles estão vendo os produtos aleatórios que qualquer pessoa pode pegar;
  • Convide-os para ajudar a preparar as refeições ou olhar enquanto você faz;
  • Procure alguém em quem eles confiam para levá-los ao médico, isso vai ajudar eles a confiar no médico;
  • Converse bastante e explique a eles tudo que você está fazendo: aonde vão? Por que e para que? Mostre que ele faz parte, pois eles aceitam melhor quando se “sentem inseridos em suas próprias vidas”;
  • Eles já são privados de tantas coisas, então aos poucos e o que eles puderem, deixe-os decidir o que e como fazer. Peça sugestões. Eles sentirão que ainda podem “mandar em sua vida”

 

Beijos e até logo!

Daniela

Comentários

Comentários