Como diminuir a sobrecarga de familiares que tem Esquizofrenia?

Facebooktwittergoogle_plus

Como diminuir sobrecarga do cuidador?

Como diminuir sobrecarga do cuidador?

Cuidadores de um familiar com esquizofrenia precisam ter muita paciência, atenção, cuidados e principalmente amor!!

Mas, os cuidadores também precisam se conscientizar de que são seres humanos, que cansam e que também precisam de atenção e carinho! Precisam encontrar alguma atividade que lhes agrade e fortaleça, pois é essencial para continuarem sua rotina de cuidadores que estejam bem.

Pessoas que tem esquizofrenia, cada uma do seu jeito e comportamento, tem suas manias, seus “problemas” e suas dores. E serão os cuidadores que irão conviver diariamente, 24hs por dia com eles e seus comportamentos.

Devido ao grau de gravidade de alguns familiares com esquizofrenia os cuidadores precisam estar de “olhos abertos” o tempo todo! Atentos pois: eles podem esquecer o gás ligado; podem sair para rua e se perder. Ou até mesmo sair de forma inadequada (sem roupas, por exemplo).

Todos esses cuidados sobrecarregam o cuidador e por mais que todo cuidado seja realizado com o maior amor do mundo é cansativo, desgasta e estressa! Por isso sempre enfatizo: O CUIDADOR PRECISA SER CUIDADO!!

Precisa de um tempo para si. De fazer algo que goste, que lhe cause prazer e bem-estar.

Muitos cuidadores ainda não conseguiram encontrar um espaço para si e isso os prejudica, emocional e fisicamente. Alguns ainda porque se sentem culpados, dedicando-se absolutamente ao seu familiar e esquecendo-se de si mesmos.

Outros não sabem que precisam ser cuidados.

Sei que muitas vezes é difícil por ser apenas uma pessoa responsável pelo familiar, mas deixo aqui algumas dicas que podem ajudar esses cuidadores a “encontrar” um tempo para descontraírem-se:

  • Procure reservar ao menos 1 hora do seu dia para descansar, ler, ouvir música, mexer na terra, caminhar ou outra atividade que você goste e possa fazer;

  • Se puder, saia! Vá dá uma volta no shopping, tomar um café, cinema, rever amigos;

  • Se você é sozinha/o pode fazer isso nos momentos que seu familiar está em alguma atividade, um grupo por exemplo; ou assistindo TV, dormindo. Aproveite para relaxar e descontrair.

  • Ah, técnicas de respiração ajudam muito!!

Beijos e até logo!

Daniela

Comentários

Comentários