8 informações, que VOCÊ PRECISA SABER, sobre relacionamentos na esquizofrenia

Facebooktwittergoogle_plus

Relacionamentos amorosos na esquizofrenia são possíveis? A pessoa que tem esquizofrenia vivencia muitas dificuldades, muitas dúvidas e momentos complicados. Possui algumas limitações sim, precisa tomar as medicações sim, e POR TODA A VIDA.

Entre as dificuldades que essas pessoas vivenciam estão os relacionamentos amorosos.

A introspecção, a falta de vontade, o desânimo, a falta de prazer, a dificuldade em demonstrar sentimentos, são algumas características dos sintomas da esquizofrenia.

E agora pergunto: é possível, mesmo com essas limitações afetivas, uma pessoa com esquizofrenia manter um relacionamento afetivo, namorar, casar, ter filhos?

Já escrevi tempos atrás sobre esse tema, entretanto, tenho recebido alguns questionamentos sobre relacionamentos na esquizofrenia e por isso compartilho com vocês algumas informações  sobre o tema.

Recomendo que você leia: Esquizofrenia: quem tem pode namorar, casar ou ter filhos?

Respondendo à pergunta que fiz acima, sim, é possível ter um relacionamento com alguém que tem esquizofrenia, é muito raro, mas existe.

Algumas informações que você precisa saber antes de decidir se relacionar com alguém que tem esquizofrenia:

  • Uma das dificuldades está em entender as mudanças de humor, como por exemplo: hoje a pessoa te ama, está muito carinhosa e amanhã não quer te ver por perto! Será preciso aprender a lidar com esse sentimento e paciência;
  • A pessoa vai ter altos e baixos. Isso quer dizer que em um momento ela está bem e no outro pode não estar. Agora ela está super bem, disposta, feliz e no outro dia tudo ao contrário. E não é culpa dela não! São sintomas do transtorno, não tem como controlar;
  • Infelizmente na grande maioria das pessoas os sintomas não desaparecem por completo. Quero dizer que poderão entrar em surto várias vezes ou não. Alguns, mesmo com as medicações, mantém alguns sintomas, como falar sozinho, ver ou ouvir vozes, achar que estão sendo perseguidos, etc;
  • É preciso muitaaaa paciência e amor para conviver com a pessoa que tem esquizofrenia. Seus comportamentos, suas manias, suas crises, com o tempo tudo vai desgastando mais o convívio. É muito normal eu escutar frases do tipo: “só mãe para aturar…”;
  • É preciso aprender a respeitar o momento, o espaço deles. Como eu disse, algumas vezes eles não estão bem, algo os está incomodando e precisam ficar sozinhos. Você nota isso no rosto deles! A face muda totalmente! Nessa hora é preciso respeitar e deixá-los à vontade, e quando passa aquele momento eles voltam ao normal;
  • Outro fato que costuma acontecer muito seguido nos casais onde um deles tem o transtorno é o ciúme. Aí a pessoa vê “chifre em cabeça de cavalo” e o delírio vem forte mesmo. Nessa hora é preciso paciência, paciência e paciência. Sem confrontar ou querer provar o contrário.
  • É imprescindível que se busque muito conhecimento do transtorno, de como conviver com a pessoa que tem a esquizofrenia, como agir em momentos de surto, como viver o dia a dia. Participe também de grupos para familiares, as trocas auxiliam muito na caminhada. O conhecimento ajudará a ter uma melhor convivência e vida mais saudável.
  • E finalizando, é preciso amar muito a pessoa, estar ciente de tudo que terá pela frente, de todas barreiras e situações que enfrentarão. Se mesmo assim, estiver disposto (a) a seguir com o relacionamento, siga em frente!

A decisão é sua

As informações que trouxe aqui NÃO são de forma alguma para desanimar ou dizer que não é possível ter um relacionamento com uma pessoa com esquizofrenia!

Meu objetivo é sim informar a realidade, passar um pouco do que escuto dos familiares, e o quanto é difícil essa caminhada. Pois, geralmente os casais que eu encontro, já estavam juntos quando surgiu a esquizofrenia, já tinham família, filhos.

Entretanto, o amor muitas vezes acontece e não escolhe nada!

Por isso, se mesmo sabendo de todas dificuldades, do que é conviver com alguém que tem esquizofrenia, você estiver disposto a dividir sua vida com essa pessoa, desejo toda felicidade e sorte do mundo para vocês!!

 

Escolhas!!

Escolhas!!

Beijos e até logo!

Dani

Comentários

Comentários