Saúde Mental- Precisamos falar sobre isso!!

Facebooktwittergoogle_plus

Vamos falar um pouco sobre saúde mental? A saúde mental de qualquer indivíduo é muito importante, precisamos ficar sempre atentos ao nosso corpo e nossa mente.

Para os cuidadores que estão boa parte do seu tempo sob pressão, o cuidado com sua saúde mental é mais importante ainda, pois sem saúde mental como seguir em frente? Como cuidar do seu familiar se você não está em condições?

E você sabe o que é saúde mental?

Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS) saúde mental é defina como “o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere”.

Saúde mental é muito mais amplo, envolve o bem estar físico, mental e social, vai além da ausência de doença ou enfermidade, é mais do que a ausência de transtornos mentais ou deficiências.

Ter saúde mental é um estado de bem estar o qual o indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, sendo capaz de ser produtivo e viver de forma mais saudável e com qualidade de vida.

Através da saúde mental o indivíduo é capaz de viver bem coletiva e individualmente, se relacionar com seres humanos, pensar, se emocionar, interagir e viver o dia a dia.

Vamos conhecer algumas dicas para melhorar e conservar a sua saúde mental?

  • Aprenda a reconhecer e expressar seus sentimentos: é saudável expressar os sentimentos de modo apropriado, pois quando eles são reprimidos, guardado, a volta pode ser pior e pode vir de forma inadequada. Por exemplo, se você for magoado ou menosprezado e não colocar isso para fora além desse sentimento te fazer mal pode ser que em algum momento você descarregue essa raiva na pessoa errada. A melhor forma de evitar isso é entender seus sentimentos para depois expressá-los de forma mais tranquila. Discuta seus problemas com alguém indicado, como um profissional, um amigo confiável, reflita;
  • Não fique remoendo os problemas: ficar relembrando, se culpando não vai resolver nada, correto? Então reflita e tome uma atitude, mesmo que pequena, mas decida-se. Procure esquecer o que não pode ser modificado e focar no que pode ser feito, melhorado;
  • Procure adotar uma postura realista: assuma o comando da sua vida, das suas decisões. Estabeleça suas metas, objetivos, procure manter o foco e seguir em frente. Respeite a postura e opinião do outro, afinal ninguém pensa igual. Procure cooperar para que os outros também o façam com você;
  • Um passo de cada vez: procure focar no agora, no momento e vá caminhando. Querer pular etapas só vai te atrapalhar e além disso é mais passível de erros. Avalie seus problemas, suas questões, reflita sobre o que será necessário para que ele seja resolvido e comece a caminhar, um passo na frente do outro. Você vai conseguir visualizar o que conseguiu e o que precisa ser modificado. Você verá que sua qualidade de vida se modificará. Tente e depois me conte como foi!

    Dicas!!

Esses são apenas algumas dicas para você cuidar e prestar atenção na saúde mental. Sem saúde mental tudo fica mais complicado! A vida vai perdendo o prazer, a graça, por isso cuide mais de você!

Quem cuida da mente cuida da vida!! Esse foi o slogan da Campanha Janeiro Branco, que tem o objetivo de chamar a nossa atenção para nossa saúde mental, que muitas vezes é deixada de lado, esquecida, como se fosse pouca coisa, e ao contrário, sem saúde mental não existe vida.

Vamos conscientizar cada vez mais a população da importância que é cuidar de si, da sua mente, da sua qualidade de vida.

Cuide da sua saúde Mental!

Cuide da sua saúde Mental!

Beijos e até logo!

Daniela

Comentários

Comentários