Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio, precisamos falar disso!

Facebooktwittergoogle_plus

Você já deve ter ouvido falar sobre o setembro amarelo, não é? Assim como o outubro rosa, o novembro azul e o janeiro branco, setembro é mês de Prevenção ao suicídio.

Os índices de suicídio crescem a cada dia, de forma assustadora! Segundo pesquisas todos os anos são registrados mais de 10 mil suicídios no brasil!

E o objetivo do setembro amarelo é conscientizar a sociedade em geral da importância de se prevenir e diminuir esses índices, falando mais do assunto, cuidando mais da nossa saúde mental e emocional, se colocando no lugar do outro.

Dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao suicídio, entretanto a mobilização deve ocorrer o ano todo, precisamos falar mais da nossa saúde mental e emocional.

E só conseguiremos diminuir esses números com prevenção e informação.

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) é a principal promotora dessa iniciativa, com o objetivo de informar de forma correta a população sobre a prevenção do suicídio.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 800 mil pessoas morrem por suicido a cada ano, em todo mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundo, você tem noção disso??

Pesquisas mostram ainda que em 2012, o suicídio foi a segunda maior causa de morte entre os 15 e 29 anos de idade, em todas regiões do mundo.

Até quando vamos aceitar esse absurdo? O que mais é preciso acontecer para sociedade prestar atenção ao outro? Para prevenir ao invés de ter que correr atrás depois, ou ser tarde demais?

Os pais precisam conversar mais com seus filhos. Ouvir o que eles têm a dizer, o que sentem. Depressão não é frescura! Não é falta de trabalho! Depressão é assunto sério e leva ao suicídio sim!

Coeficientes de mortalidade por suicídio são estimados em número de suicídios para cada 100 mil habitantes, ao longo de um ano, no Brasil, os índices de suicídio giram em torno de 11,4, sendo 15 em homens e 8,0 em mulheres.

O que nós podemos fazer??

Trabalhar com a PREVENÇÃO!

  • Treinando médicos e profissionais da área da saúde para que possam identificar e tratar de forma correta episódios de depressão, transtornos e lutos;
  • Restringir o acesso a meios letais, como armas de fogo, venenos, medicações potencialmente letais, etc;
  • Tratamento adequado com acompanhamento do paciente pós alta hospitalar, pós tentativa de suicídio;
  • Tratamento medicamentoso correto para os pacientes que sofrem de transtornos mentais;
  • As pessoas precisam estar mais atentas e abertas as pessoas ao redor delas. Aprender a se colocar no lugar do outro, a ouvir;
  • Oferecer um abraço, um colo, um acolhimento quando alguém estiver demonstrando comportamentos diferentes, depressivos, estiver isolado;
  • É preciso falar mais do que se sente, buscar informações, o conhecimento também pode salvar uma vida.

São pequenas atitudes, mas que podem salvar uma, várias vidas!

Pense nisso e compartilhe essa ideia!

Vamos olhar mais para dentro de nós mesmo, vamos estar atentos a quem está ao nosso lado.

Vidas já foram salvas apenas com um abraço, um sorriso, uma escuta.

Quanto mais falarmos e prevenirmos, mais rápido diminuiremos os índices de suicídio!

DIGA NÃO AO SUICÍDIO!!

 

valorizacao

Comentários

Comentários